Custo de Oportunidade
1. Explicita o conceito de custo de oportunidade. Ilustra-o referindo dois exemplos.
R: O conceito custo de Oportunidade, é quando um individuo é obrigado a escolher entre duas coisas. Como por exemplo uma pessoa queria comprar um computador e um smartphone, mas só tem dinheiro para comprar um deles,então a pessoa abdica o computador e compra o smartphone, custo de oportunidade seria o objeto que abdicou para comprar o outro. Do mesmo modo, o custo de opurtinidade de uma sessão de cinema para um jovem que tem para, na mesma altura, ir praticar desporto com os amigos, é a renúncia a essa atividade desportiva.
2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde.
R: Terminar o Ensino Secundário com 17 anos é melhor do que acabar mais tarde, porque normalmete acaba-se a escolaridade obrigatória com esta idade, e assim não nos atrasamos na Universidade e para projetos futuros, e os empregos são mais remunerados.
3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas no ensino privado com as do ensino público obrigatório.
R: Nem todas pessoas podem ter acesso ao ensino privado devido à falta de dinheiro para pagar as propinas,portanto abdicar de um ensino privado pode ser melhor para as pessoas que não têm dinheiro.
4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.
4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.
R: Nos pontos exteriores como o "I" são intangíveis porque não existem recursos para chegar à fronteira.
4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U.
R: Os pontos interiores como o "U" são ineficientes porque durante a face depressiva dos ciclos económicos, a economia não atingiu a eficiência produtiva ,assim o desemprego ser elevado.
5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas.
R: Nas decisões politicas o custo de oportunidade é mais difícil porque são escolhas relacionadas com situações de problemas reais, são problemas mais complexos na sociedade e ambas das escolhas podem ser essenciais.
R: O conceito custo de Oportunidade, é quando um individuo é obrigado a escolher entre duas coisas. Como por exemplo uma pessoa queria comprar um computador e um smartphone, mas só tem dinheiro para comprar um deles,então a pessoa abdica o computador e compra o smartphone, custo de oportunidade seria o objeto que abdicou para comprar o outro. Do mesmo modo, o custo de opurtinidade de uma sessão de cinema para um jovem que tem para, na mesma altura, ir praticar desporto com os amigos, é a renúncia a essa atividade desportiva.
2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde.
R: Terminar o Ensino Secundário com 17 anos é melhor do que acabar mais tarde, porque normalmete acaba-se a escolaridade obrigatória com esta idade, e assim não nos atrasamos na Universidade e para projetos futuros, e os empregos são mais remunerados.
3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas no ensino privado com as do ensino público obrigatório.
R: Nem todas pessoas podem ter acesso ao ensino privado devido à falta de dinheiro para pagar as propinas,portanto abdicar de um ensino privado pode ser melhor para as pessoas que não têm dinheiro.
4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.
4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.
R: Nos pontos exteriores como o "I" são intangíveis porque não existem recursos para chegar à fronteira.
4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U.
R: Os pontos interiores como o "U" são ineficientes porque durante a face depressiva dos ciclos económicos, a economia não atingiu a eficiência produtiva ,assim o desemprego ser elevado.
5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas.
R: Nas decisões politicas o custo de oportunidade é mais difícil porque são escolhas relacionadas com situações de problemas reais, são problemas mais complexos na sociedade e ambas das escolhas podem ser essenciais.
Comentários
Enviar um comentário