A Economia como Ciência Social

1. Explica porque é que o estudo dos fenómenos económicos constitui uma abstracção da realidade.

R:  A Economia interessa, pois, analisar a dimensão económica da realidade social, constituindo os fenómenos económicos uma abstracção dessa realidade, não devendo perder a perspectiva da totalidade que a realidade social representa.

2. Justifica a multiplicidade de possíveis “soluções” para o mesmo “problema económico”.

R: A escolha entre os dois modelos economicos, Uber ou Taxi, é uma escolha idiologica. Na Economia, para cada problema económico existem sistemas de raciocinio que o ser humano tem tendêcia a repetir ou destinguir. No caso da Uber, existem várias pessoas a favor mas também contra. Como, por exemplo, o facto de colocar em causa o modelo do estado social que pode prejudicar os menos favorecidos.

3. Distingue o objecto real do objecto científico da Economia.

R: Objecto real, escreve-se com letra minúscula, como a  economia de Portugal, pois é uma coisa para ser estudada. Objecto cientifico escreve-se com a letra maiúscula, refere a um estudo da realidade, como Economia.

4. Justifica a interdisciplinaridade (mensagem anterior) como atitude metodológica, referindo a utilidade da Economia e de três outras ciências sociais para o estudo de um dos seguintes fenómenos:
- desemprego;
- migrações;
- insucesso escolar;
- emancipação feminina;
- corrupção;
- desenvolvimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preço de um bem - noção e componentes

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura