Os Agentes Económicos

1. Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.

R:  O consumo é a utilização dos bens na satisfação das necessidades ;
A Produção é a transformação das matérias-primas em produtos acabados;
A distribuição é a deslocação física dos produtos do local de produção para o local de consumo. Engloba três actividades: o armazenamento, o transporte e o comércio;
A repartição do rendimento  é a distribuição das remunerações pelos factores produtivos (trabalho e capital) utilizados na produção:
Trrabalho: os assalariados são remunerados através de salários
Capital:- os proprietários de imóveis cobram rendas
            - os detentores de recursos financeiros auferem juros
            - os empresários, se tiverem receitas superiores aos custos, obtêm lucros

2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?

 R:   Na Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais porque existe um comportamento diferente entre os indivíduos individuais e os indivíduos em  conjunto.


3. Nas sociedades rurais grande parte da produção destinava-se a auto-consumo. Nas sociedades modernas a distribuição e o Marketing têm uma importância crescente. Refere alguns aspectos que sustentem estas afirmações.

R:

4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.

R:  No bens comercializáveis  são produzidos para o mercado, o preço é maior do que o custo e assim da mais lucro, e os empresários podem consumir esse bem.
No caso dos bens não comercializáveis  preço é menor do que o custo e não dá lucro. Porem o Estado pode consumir o bem.


5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.
A mais incerta é o lucro pois só no final sabemos o custo que recebemos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preço de um bem - noção e componentes

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura