Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7)

R: Diversidade de produtos e serviços complexos e sofisticados não facilitam.
Múltiplas funções e características impacto ambiental, segurança, consumo energético.



2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15)

R: Compreender em que medida os seus comportamentos de consumo e o seu estilo de vida podem afectar a economia, o ambiente e a sociedade de uma forma geral;
Utilizar a informação disponível para a tomada de decisões de consumo mais selectivas e esclarecidas;


3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas.

R:  O caminho tecnozoico tem a haver com o lado da tecnologia que consiste em acreditar que a tecnologia tem respostas infinitas para resolver a crise ecológica, por outro lado do ecozoico que consiste em uma nova relação com a natureza que consiste em reduzir o impacto destrutivo sobre os sistemas biológicos.

4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras.

R: A pratica de consumo insustentável pode levar a uma doença  cujo o nome é oniomania, é mais estudada por Psicologia e Sociologia do que a própria Economia.

5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo.

R: Quando as pessoas que têm poder de compra compram coisas que, várias pessoas gostariam de ter. Quando uma pessoa não tem poder de compra, as pessoas que têm podem exclui-la por não  não usar as tendências da atualidade o que pode causar muita tristeza e inveja.

6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos.

7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica.

R:  Os jovens podem transmitir sim porque eles podem ensinar à família o que eles aprenderam na escola como no caso da reciclagem, mas neste caso os jovens são os mais poluidores en tendem a não cumprir o que aprendem na escola.

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor. * Backup

R:  Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar.

9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.

R: Do meu ponto de vista é mais importante ter valores compatíveis com um consumo responsável pois consumimos apenas o que necessitamos e indiscriminadamente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preço de um bem - noção e componentes

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura