Lei de Engel

1. Calcula o orçamento de cada uma das famílias.
NOTA: Utiliza o ficheiro do Excel, e no final posta uma imagem personalizada no blogue com a Tabela das questões 1. e 2., e o Gráfico da questão 3..




2. Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa.

3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa.




4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel.

R: Na Lei de Engel quanto menor for o rendimento de uma das famílias  maior será coeficiente orçamental relativo á alimentação, mas no caso do lazer é precisamente o contrario.

5. Comenta o elevado valor das subscrições de telemóveis em Portugal relativamente a outros países.

R: Relativamente aos dos outros países, o valor das substituições de telemóveis em Portugal é mais elevado que os de Espanha, Alemanha, Grecia, Irlanda, Japao, EUA, França, Canada, China e India.

6. Comenta o elevado número de automóveis em Portugal relativamente a outros países da União Europeia.
R: Relativamente aos dos outros países, o elevado número de automóveis  em Portugal é mais elevado que os da Áustria, Finlândia, Bélgica, França, Espanha, Dinamarca, Suécia, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Letónia, Bulgária, Hungria, Eslováquia e Roménia.

8. Refere como o consumo varia com os seguintes factores extra-económicos:

a) Estrutura etária dos agregados familiares;
R: O consumo, neste caso, depende da posição que se ocupa na familia. Como por exempo, a necessidade que os pais têm, não é a mesma que os filhos têm, por isso origina variações de consumo.

b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
R: Neste caso, as pessoas mais ricas têm tendem a gastar mais do que as pessoas de classe inferior, logo, o consumo de uma pessoa mais pobre é mais cauteloso. Já as pessoas de classse superior  não hesitam em comprar bens que não precisam.

c) Moda;
R: Neste caso, varía não só com a classe social que o individuo se encontra, mas tambem com a idade. Uma pessoa com classe superior tende a comprar vestuarios de ultima tendencia ou de maior qualidade. E uma pessoa mais jovem tende a comprar tenis, já uma pessoa mais velha tende a comprar sapatos.

d) Publicidade;
R:A publicidade é uma boa estratégia para que um bens tenha maior reconhecimento a diferentes niveis e o aumento de vendes, o que contribue para a economia.

e) Cultura.
R: A cultura tambem influencia o consumo, principalmente em Portugal, já que é um país multicultural, e existem pessoas que se dedicam nela.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Economia como Ciência Social

Problemas económicos fundamentais

A Unidade do Social