Oniomania – Doença que atinge 1% da população

1. Refere factores que conduzam ao consumo impulsivo.

R: As pessoas sentem a necessidade de serem integradas na sociedade, e ter o que os outros  têm faz-nos sentir mais felizes. Vivemos numa sociedade que consume em massas,o que facilita, pois temos fácil acesso à publicidade, à facilidade de crédito, à moeda, à variedade de produtos, entre outros. Com isto, podemos ser excluídos socialmente por não termos as tendências da atualidade. Portanto, tudo isto  pode levar à fatores como a depressão, o que faz-nos querer preencher um 'vazio', e pode fazer com que queiramos consumir impulsivamente para satisfazer as necessidades terciária.

2. Caracteriza a oniomania.

R: A oniomania é uma doença que faz com que um individuo tenha a necessidade de comprar produtos constantemente,o também como transtorno do consumo compulsivo, faz com que uma pessoa queira consumir mais e mais.

3. Distingue o consumismo da doença (oniomania)?

R: O consumismo é um consumo irresponsável, porem, torna-se um problema quando se quer comprar e comprar mais coisas e ainda não estarmos satisfeitos e tornarmos dependentes, como uma droga.

4. “Comprar coisas de que não se precisa faz parte do estatuto de ser mulher”. Comenta.

R: Esta afirmação não é verdadeira, porque, segundo alguns estudos, os homens gastam mais do que as mulheres. As  mulheres, em geral, são mais conservadoras e caulelosas no que vão comprar, e vêm se o produto tem uma boa qualidade ou ate mesmo se vale a pena compra-lo, já os homens gostam mais de arriscar.

5. “A compulsão não escolhe género, os homens apenas têm outros interesses”. Identifica as áreas de consumo compulsivo segundo o género.

R: Realmente os interesses são diferentes, Os homens têm interesse em comprar produtos eletrónicos  e eletrónicos. As mulheres são mais interessadas em maquilhagem, vestuário, acessórios, e jóias.

6. Identifica o perfil das pessoas que correm maior risco de se endividarem.

R: As pessoas que correm maior risco de se endividarem são as pessoas com rendimento superior a 4000€/mês, porque quanto maior for o rendimento maiores são os gastos. As pessoas pedem um empresário aos bancos, e quando ficam desempregadas, preocupam-se em comprar bens terciários, e acabam por se endividarem.

7. Refere a Internet como facilitadora do consumismo.

R: A Internet é facilitadora do consumismo devido aos sites de compra online facilitarem as compras para o consumo de um individuo e também pode ser uma maneira diferenciada de um individuo ver os produtos que deseja.


8. Refere a Internet como ferramenta de uma atitude consumerista.

R: A Internet é uma ferramenta de uma atitude consumerista pois o individuo pode comparar preços na internet para se quiser mais tarde na loja comprar com a lista das coisa que consultou na internet.


9. A propensão ao consumismo depende da educação? Como?

R: Sim, porque os filhos são influenciados pelos pais. Se um filho aprender que para ter uma coisa precisa de trabalhar para a ter, vai dar valor às coisas,  mas se tiver tudo "de mão beijada" não aprende a dar valor, e torna-se consumista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preço de um bem - noção e componentes

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura