1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.

R: A Produtividade do Trabalho é a  produtividade decorrente de um investimento unitário. Produtividade Total é a a relação entre o valor total da produção e o valor total de recursos utilizados para a obter.


2. Como podemos melhorar a produtividade?

R: Podemos melhorar a produtividade com os imediatos efeitos produtivos na comunidade em geral, dado que correspondem a um aumento da população e à melhoria da sua qualidade, com a utilização do mínimo de recursos, o que equivale a um aumento de competitividade no mercado nacional e internacional.


3. Que factores determinam a produtividade?

R:  Os fatores que determinam a produtividade são os fatores produtivos de curto prazo e os fatores produtivos a longo prazo.


4. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)

 R: Os paises com a produtividade mais elevada são: Irlanda, Luxemburgo, Dinamarca, Alemanha e paises baixos.
Os paises com a produtividade mais baixa são: Bulgária, Litonia, Roménia, Polónia e Hungria.
Portugal 66,4

5. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100). Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade.

R:



6. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho por pessoa empregue na economia portuguesa comparativamente aos mesmos países da União Europeia.
Apesar dos valores da produtividade por pessoa empregada serem diferentes dos da produtividade por hora de trabalho, as conclusões são as mesmas?

7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preço de um bem - noção e componentes

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura