Causas e tipos de desemprego

1. Indica as três categorias profissionais com maior volume de desempregados, em 2017:

a) Homens; Operários, artífices e trabalhadores similares (67,4)
                    Trabalhadores não qualificados (35,8)
                    Pessoal dos serviços e vendedores (33,7)

b) Mulheres. Pessoal dos serviços e vendedores (70,3)
                     Trabalhadores não qualificados (50,4)
                     Especialistas das profissões intelectuais e científicas (28,0)

2. Constrói e comenta um gráfico representando a evolução das taxas de desemprego em Portugal, de 1983 até hoje, segundo o género.




R: Com excepção a 2012 a taxa de desemprego feminino foi mais elevado que masculino.

3. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com a globalização das economias.

R: Em relação à globalização das economias, Portugal apresenta pouca competitividade por não acrescentar valor significativo aos produtos, isto deve-se ao pouco desenvolvimento industrial.
Na globalização das economias é exigido a tecnologia e a mecanização, para que a produtividade seja maior, cujos trabalhos são utilizados nos países mais desenvolvidos, como a Alemanha.
E assim, Portugal não consegue competir com a China, que, apesar de ter demostrado grande impacto no comércio mundial, tem salários mediocres e produtos de pouca qualidade, nem com a Alemanha que tem uma industria mais mecanizada e inovadora.

4. Explica um dos conceitos de desemprego apresentados acima, referindo porque este deverá preocupar os jovens.


R: O conceito desemprego tecnológico deverá preocupar os jovens devido com o avançar das tecnologias muitas maquinas, robôs ,etc, estão a substituir as pessoas nos sectores industriais e nos sectores extractivos . Isto pode sim levar ao desemprego de muitas pessoas.

5. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.




              



9016,6- 4656,3- 3489,4 = 870,9 ( PT-PAE-PI=DES)
4656,3+870,9= 5527,2 ( PAE+DES=PA)
870,9/5527,2 X 100= 15,8% (DES/PAX100=TD)



6. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informação, refere:
a) os objectivos da Escola;-os objectivos da escola são partilhados e apoiados pela comunidade envolvente. É por isso que se deve dar um papel cada vez mais importante às comunidades de base.

b) os pilares do conhecimento;- aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias, o que também significa, aprender a aprender, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida;
aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, a fim de adquirir não somente uma qualificação profissional mas também competências que tornem a pessoa apta a enfrentar as mais diversas situações e a trabalhar em equipa;
aprender a viver em comum, a fim de participar e cooperar com os outros, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz; e, finalmente,
- aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes e que permite a cada um desenvolver melhor a sua personalidade, ganhar capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade.


c) a formação ao longo da vida: A necessidade de educação/formação ao longo da vida decorre da constante produção de novos conhecimentos, uma dinâmica que é própria da sociedade da informação, e que, por essa razão, as escolas (como, aliás, as empresas) deverão estar conscientes desta necessidade que se impõe no mundo do trabalho, do ensino e da aprendizagem, e da vida em geral.

7. Refere a contribuição dos seguintes aspectos para o nível de desemprego:
- banalização da compra de produtos chineses; quanto maior for a banalização da compra dos produtos chineses, haverá mais desemprego para os portugueses.
- actividades em self-service; Quando fazemos self-service, não precisamos de uma terceira pessoa para fazermos o que queremos fazer, e não abrimos espaço para a empregabilidade.
- automação/automatização; Desemprego Tecnologico.
- informatização; desemprego a nivel secretarial.
- globalização e integração económica.  Se a indrustria não oferecer competitividade não é integrada na globalização económica.

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