Lei dos Rendimentos Decrescentes

1. Explica os seguintes conceitos:
- combinação dos factores produtivos: a combinação dos factores de produção depende das características dos próprios factores de produção , que são a adaptabilidade, complementaridade e de substituibilidade.
- função de produção: exprime a relação técnica existente entre a produção e os factores produtivos, o trabalho e a capital, utilizados no processo produtivo.
- factores de produção: são os elementos que contribuem para a produção. São eles: os recursos naturais, o trabalho e o capital.
- complementaridade dos factores: os factores de produção dizem- se  complementares na medida em que só a presença (e a combinação) do trabalho com o capital permite realizar a produção.
- substituibilidade dos factores: os factores de produção podem, dentro de certos limites, substituírem-se uns pelos outros, dando origem a diferentes combinações produtivas.
- o número óptimo de trabalhadores:

2. Distingue o curto prazo do longo prazo tendo em vista a produção.

R: O curto prazo é um período de tempo no qual os factores produtivos variáveis, tais como o trabalho e as matérias-primas, podem ser facilmente ajustados; no curto prazo, os factores fixos, tais como as instalações e equipamento, não podem ser completamente modificados ou ajustados. O longo prazo é o período em que todos os factores produtivos, fixos e variáveis,  podem ser adaptados, incluindo trabalho e capital.


3. Enuncia a lei dos rendimentos decrescentes.

R: A partir de um determinado nível de produção, mantendo fixa a quantidade de um dos factores produtivos, ir-se-ão verificar acréscimos de produção resultantes da utilização de unidades sucessivas do outro factor produtivo (produtividade marginal) cada vez menores.

4. Define:
- Produto Marginal/Produtividade Marginal:é o calculo de um aumento de produção decorrente de um investimento unitário ( mais um trabalhador, uma hora de trabalho, etc.) Este indicador determina-se da seguinte forma: Acréscimo do produto/ acréscimo de uma unidade de trabalho.
- Produto Médio/Produtividade Média:  é igual à produção total dividida pela totalidade de unidades do factor de produção.

5. Preenche a tabela que se encontra aqui, e constrói um gráfico que ilustre a relação entre a Produção Total, o Produto Marginal e o Produto Médio. Publica imagens da tabela e do gráfico.




















6. Observando a tabela construída no ponto anterior.
a) Interpreta a linha correspondente ao trabalho = 3;
R: O aumento de produção decorrente do investimento unitário foi igual a 3.

b) "Quando o produto marginal é decrescente, o produto médio também decresce". Justifica.
R: quanto maior for decorrente de um investimento unitário em capital, maior é a produção média.

c) Identifica a coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes.
R: É a coluna 2.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preço de um bem - noção e componentes

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura