Preço de um bem - noção e componentes

1. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de valor de uso e valor de troca.

R: O valor de uso da água é maior que o do diamante pois usamos a água de diferentes maneiras como o consumo alimentar, para a higiene etc. Mas no caso do valor de troca o diamante é maior pois o seu valor trocado por dinheiro obviamente que é maior que a água.


2. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de utilidade total e utilidade marginal.

R: Utilidade total diz respeito à inteira satisfação que um individuo obtém perante uma determinada quantidade de bens ou serviços. Ja a utilidade marginal é a  utilidade adicional no consumo desses bens ou serviços. No caso do paradoxo da água e do diamante, a agua acaba por ganhar mais peso, pois é consumida em maior quantidade ja que nao conseguimos viver sem ela.

3. Refere três factores que influenciam a formação dos preços.

R: Os factores que influenciam a formação dos preços diz respeito à quantidade pretendida, ao custo de produção e à estrutura do mercado.


4. Comenta a importância da estrutura do mercado na formação dos preços, referindo dois exemplos de mercado concorrencial e dois exemplos de monopólio.

R:  A importância da estrutura do mercado na formação dos preços com o exemplo do monopólio é a formação dos preços é feita de forma unilateral, visto que a empresa opera sozinha no mercado, sem que haja concorrência e também ao fixar o preço, a empresa monopolista terá de atender ao preço dos bens que lhe possam ser substituíveis e que façam deslocar a procura. No  mercado concorrencial preço de cada bem é determinado pelo mecanismo do mercado e da relação da oferta e da procura, eliminação dos factores que perturbam o equilíbrio, ponto de equilíbrio e quantidade de equilíbrio.

                                                                           II

Posição F: Como portugueses, como pais e avós, queremos viver num país onde é mais caro ter um bebé na creche do que ter um jovem adulto na faculdade? – A FAVOR DAS PROPINAS NA FACULDADE

Posição C: Somos um dos países europeus onde a percentagem de estudantes que abandonam a universidade por razões financeiras é mais alta. – CONTRA AS PROPINAS NA FACULDADE

1. Apresenta dois factores a favor e dois factores contra a cobrança de propinas na faculdade, que se aproximem do custo real do bem.
R: Pelo lado positivo, ter o ensino superior gratuito, pode incentivar uma boa parte da população a investir mais nos estudas, sendo que o nível de instrução contribui para o desenvolvimento socioeconómico do pais. Pelo lado negativo, nem todos sao beneficiados quando estas sao gratuitas, favorecendo as pessoas que efetivamente precisam da ajuda.


2. Justifica a insuficiência dos aspectos estudados nesta tarefa para explicar a formação dos preços.
R: O baixo nivel de escolaridade é um dos problemas sociodemograficos que Portugal enfrenta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura