Estruturas de Mercado

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.

R: A concorrência pura tem pequenas dimensões , produtos similares, número de empresas a vender são muitas e o domínio sobre os preços é nulo. No caso do monopólio tem apenas uma só empresa a vender, uma grande dimensão e o domínio sobre o preço é total.


2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.

R: As empresas vendem um produto padronizado (ou seja o produto vendido por uma empresa é assumido como um substituto perfeito do produto vendido por qualquer outra), as empresas são aceitantes do preço ( uma empresa individual considera dado o preço de mercado do produto), os factores de produção são perfeitamente móveis ao longo do prazo ( se uma empresa se apercebe de uma oportunidade para um negócio rendível a uma altura determinável e de um determinado local, será capaz de contratar os factores de produção de que necessitar de modo a aproveita-la) e as empresas e os consumidores têm a informação perfeita .


3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.

R:  As empresas vendem um produto padronizado está literalmente interpretada e esta é uma condição raramente satisfeita pois os produtos hoje em dia são distinguidos por marcas, no caso de uma bebida qualquer nós podemos distingui-la de outra bebida devido ao rótulo da garrafa no supermercado.
As empresas são aceitantes do preço é uma condição é provavelmente satisfeita quando o mercado é abastecido por um grande número de empresas ou seja um mini mercado não tem poder de estabelecer um preço pois existem vários mine mercados parecidos, daí todos terem que aceitar o preço, mas quando é um mercado monópolístico a empresa tem o domínio total sobre o preço.
 Os factores são perfeitamente móveis ao longo do prazo não é satisfeita pois se o seu empreendimento já não parecer atractivo , a empresa pode livrar-se dela, por exemplo no trabalho se um individuo de 20  encontrar trabalho no estrangeiro é mais fácil deixar o seu país, e ter mais energia no trabalho do que um um individuo de 40 anos que provavelmente tem a vida feita com família, e tem menos energia.
Os consumidores têm a informação perfeita nunca é satisfeita num sentido literal, ou seja, os consumidores nunca sabem os preços certos de um produto, e também não sabem qual o melhor local para trabalhar ou os locais que disponibilizam emprego, assim como as empresas muitas das vezes não sabem os gostos dos consumidores.


4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.

R: A concorrência perfeita quanto menos for diferenciado o produtos dos seus competidores, maior será a elasticidade da curva então se não houver diferenciação, a curva da procura será perfeitamente elástica por isso a situação A. A concorrência monopolistica é a situação B pois a as empresas não estão perante a curva da procura do seu produto perfeitamente elástica

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