A Mão Invisível de Adam Smith

1. O que entendes por “Mão Invisível”?
R: “Mão Invisível” é um conceito introduzido por Adam Smith que corresponde a ordem existente numa economia de mercado. Exprime que em mercados livres, sem ou quase sem interversão do Estado, o próprio mercado gera um equilíbrio entre a oferta e a procura de bens e serviços criando uma aplicação eficiente de recursos para a o Resto do Mundo deixando-a mas rica.

2. Sob certas condicionantes restritivas, uma economia concorrencial é eficiente. Explicita o que se entende por uma economia produzir eficientemente.
R: A eficiência é a utilização do mínimo de recursos na produção de bens e serviços, de forma a obter-se o mínimo de custo. Por exemplo, se em um local apenas tiver uma loja, e nessa loja está à venda um produto muito caro, isso irá tornar o serviço muito lucrativo porque irá chamar a atenção não só das pessoas que iram comprar o produto, mas também dos empresários. Isto tudo irá aumentar a procura desse produto, e à medida que a procura vai aumentando, o preço vai baixando.


3. Se a “Mão Invisível” funcionar eficientemente, a intervenção do Estado na economia quase de certeza que é prejudicial. Justifica.
R: Segundo Adam Smith, os empresários são guiados por motivos egoístas, como obter o mais lucro possível ou pagar o mais mais barato possível por um produto. E esse egoísmo acaba por ajudar a economia a ser mais eficiente e justa. A intervenção do Estado na economia quase de certeza que é prejudicial porque a empresa irá se delimitar no que o Estado achar como as coisas devem ser geridas, ou seja, o Estado irá providenciar o preço e a quantidade necessária. Se um bem gerar riqueza o serviço será mais lucrativo, e a procura desse bem será maior, logo, à medida que a procura aumenta e o preço baixa, o auto retorno. As empresas privadas vão conseguir os seus lucros para encontrar o uso mais eficiente dos seus recursos e gastaram o seu lucro como quiserem e como bem entenderem. O comercio livre permite que a empresas se especializem em mercadorias que são realmente boas a produzir.

4. Identifica alguns aspectos que limitam o alcance da doutrina da “Mão Invisível”.
R: Alguns aspectos que limitam são: a repartição de rendimento, a externalidades aoo mercado,  e as "falhas de mercado".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Preço de um bem - noção e componentes

Custo de Oportunidade

Teoria elementar da procura